5 de setembro de 2008

Campus da Univasf em Juazeiro tem 1ª etapa inaugurada

Juazeiro (BA) - A primeira etapa do campus de Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi oficialmente inaugurada ontem. Mais de R$ 34 milhões foram investidos na construção dos prédios, que possuem salas de aula, laboratórios, almoxarifado, instituto de pesquisa e centro de convivência.

Na segunda etapa, o local deve ganhar uma biblioteca e um complexo multi-eventos, ampliando sua área de 12 mil metros quadrados para 30 mil. A Univasf possui ainda mais dois campi - em Petrolina (PE) e em São Raimundo Nonato (PI) - também inaugurados durante uma solenidade com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos governadores Jaques Wagner, da Bahia, e Eduardo Campos, de Pernambuco.

Até o ano passado, os três campi funcionavam provisoriamente em outros espaços. As aulas, em Juazeiro, por exemplo, eram ministradas num local doado pela prefeitura da cidade. A Univasf, na cidade baiana, conta com 100 professores e aproximadamente mil 
alunos, distribuídos entre os cursos de engenharia elétrica, civil, mecânica, ambiental, de produção e de computação. A previsão é de que mais dois cursos (artes e ciências sociais) sejam criados no ano que vem, de acordo com o prefeito universitário da Univasf, Luiz Eduardo Marangoni.

Na solenidade de inauguração, em Petrolina, o presidente Lula falou sobre a meta de expandir a educação superior para todo o território nacional. "Não queremos formar doutores e pesquisadores apenas nas regiões metropolitanas dos estados. Queremos formar profissionais nas mais diversas áreas para trabalhar aqui e oferecer os melhores serviços para o sertão nordestino", disse. Também foi anunciado que o próximo campus da Univasf será construído no município baiano de Senhor do Bonfim, com a oferta do curso de ciências da natureza.

Nenhum comentário: