5 de setembro de 2008

À espera do furacão Ike, governo da Flórida declara estado de emergência

Antes de chegar aos EUA, tormenta deve atingir Bahamas e Cuba.
Tempestade Hanna, que matou 137 no Haiti, vai castigar as Carolinas.
O governador da Flórida, Charlie Crist, declarou nesta sexta-feira (5) estado de emergência do estado diante da ameaça do furacão Ike, que deve afetar o sul da região na próxima semana, após passar por Bahamas e Cuba.

A ordem emitida por Crist permite "buscar ajuda direta de qualquer das agências do governo americano" e dos organismos locais, estaduais e regionais.

O Ike é um furacão "extremamente perigoso" de categoria 3 que avança para as Bahamas com ventos máximos sustentados de 195 km/h e pode rumar depois para o sul da Flórida.

O cone de projeção de sua trajetória indica que ele pode tocar terra na terça-feira (9) no extremo sul do estado, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês).

Crist ordenou que a Guarda Nacional da Flórida fique alerta durante o tempo que durar o estado de emergência e autorizou o Departamento de Transporte americano a não exigir o pagamento de pedágio nas estradas do estado, que preste assistência e facilite as evacuações.

O Ike perdeu força durante a noite, deixando de ser um furacão de Categoria 4 (ventos de 210 a 249 km/h) para transformar-se em um de categoria 3 (ventos de 178 a 209 km/h). 

 Ainda é cedo demais para afirmar se a tempestade ingressará no golfo do México ou se vai se voltar para o norte e seguir o caminho feito pelo Hanna, que atingiu a Costa Leste dos EUA.

Os mercados de energia observam com apreensão as tempestades que podem atingir o golfo e prejudicar a extração de petróleo e gás, bem como as refinarias existentes ao longo da costa.

Os mercados de commodities observam com apreensão as tempestades que podem prejudicar safras agrícolas como as de frutas cítricas e de algodão da Flórida e de outros Estados norte-americanos. 

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL749729-5602,00.html

Nenhum comentário: