11 de setembro de 2008

O município de Juazeiro será o pólo para o Programa de Implantação e Desenvolvimento Micro-Regional das Linhas de Cuidado e Educação Permanente para a


O município de Juazeiro será o pólo para o Programa de Implantação e Desenvolvimento Micro-Regional das Linhas de Cuidado e Educação Permanente para a Atenção Básica, desenvolvido pelo Governo do Estado. A iniciativa prevê uma maior resolutividade na Estratégia de Saúde da Família, bem como, qualificação do trabalho, apoio matricial e educação permanente. O programa aposta no envolvimento dos profissionais da ESF como importantes multiplicadores. Segundo o coordenador de Apoio e Desenvolvimento da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Ricardo Souza Henzelmann, a iniciativa prevê uma otimização dos procedimentos da estratégia, pois segundo ele, até 80% dos problemas de saúde da população podem ser resolvidos na ESF.

Para envolver os profissionais nesta ação está sendo formado um processo de educação permanente, predominantemente à distância, através do curso de especialização para implantação das linhas de cuidado, que terá duração de 24 meses, recebendo um Incentivo-Bolsa, mensal, no valor de R$ 500. O município está disponibilizando três vagas para a categoria médica, três para o profissional enfermeiro e seis para cirurgião dentista, sendo que para este último, quatro vagas serão destinadas para o Projeto Linhas de Cuidado juntamente com a Formação de THD e duas apenas para a Formação de THD.

As inscrições ocorrerão de forma presencial na Secretaria de Saúde de 15 a 30 de setembro. Os candidatos deverão entregar ao supervisor de seu respectivo distrito o currículo e a carta de intenção com cópia dos documentos em CD ou disquete. Serão selecionados para entrevista nove médicos, nove enfermeiros, doze cirurgiões dentistas para o Projeto Linhas de Cuidado e Formação de THD e seis cirurgiões dentistas para a Formação de THD.

A divulgação dos candidatos selecionados para a entrevista ocorrerá no período de 25 a 31 de outubro na Secretaria Municipal de Saúde. Neste período também, será informado a cada candidato selecionado a data e o turno da entrevista.

Os interessados devem demonstrar potencialidade para o desenvolvimento de experiências exitosas e de referência na ESF; capacidade de desenvolver trabalho em equipe numa perspectiva multiprofissional e interdisciplinar; potencial e dedicação para uma atuação de caráter pedagógico e para o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem. Além desse perfil deverá ter disposição e compromisso em integrar o Núcleo Microrregional de Implantação das Linhas de Cuidado e Educação Permanente da Atenção Básica; assumir a condição de multiplicador da implantação das Linhas de Cuidado na microrregião e de docente descentralizado da Universidade Aberta do SUS-BA; permanecer no município e na mesma Equipe de Saúde da Família; implantar as Linhas de Cuidado; ser multiplicador junto aos demais trabalhadores das ESF, desempenhando também ações de apoio microrregional; desenvolver ações presenciais e à distância de Educação Permanente com o conjunto de trabalhadores.

Nenhum comentário: