5 de setembro de 2008

Lidice da Mata (PSB-BA) diz que nova ferramenta do Fiscalize contribui para democratização da informação

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) da Câmara dos Deputados lançou, nesta quarta-feira (3), novo mecanismo da ferramenta de informação Fiscalize.
O objetivo desse novo instrumento é fazer qualquer cidadão acompanhar, pela internet, o repasse de recursos empenhados pela União em convênios com os municípios. Câmaras de vereadores e assembléias legislativas vão receber relatórios mensais. Essa iniciativa, de acordo com a deputada Lidice da Mata (PSB-BA), contribui com a democratização das informações, disponibilizando para a população mais um mecanismo para o exercício pleno da cidadania, que é o direito de fiscalizar de que maneira os recursos oriundos da União são aplicados nos convênio celebrados com os municípios.
Assessoria de Imprensa da deputada federal Lídice da Mata
http://www.psbnacional.org.br/index.php/content/view/3302.html


Juazeiro (Bahia)

Município de Juazeiro [[Imagem:{{{foto}}}|250px|none|]] "A Princesa do São Francisco"

"Terra das Carrancas"

Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido Bandeira desconhecida
Hino Aniversário 15 de julho Fundação 1806 Gentílico juazeirense Lema Prefeito(a) Misael Aguilar (PMDB) Localização
Localização de Juazeiro
09° 24' 50" S 40° 30' 10" O09° 24' 50" S 40° 30' 10" O Estado Bahia Mesorregião Vale São-Franciscano da Bahia Microrregião Juazeiro Região metropolitana RIDE Pólo Petrolina e Juazeiro Municípios limítrofes Campo Formoso, Jaguarari (S), Curaçá (L) e Sobradinho (O) em território baiano. Petrolina (N) em território pernambucano Distância até a capital 502 quilômetros Características geográficas Área 6.389,623 km² População 230.538 hab. est. IBGE/2007 [1] Densidade 32,5 hab./km² Altitude 368 metros Clima semi-árido Fuso horário UTC-3 Indicadores IDH 0,683 PNUD/2000 PIB R$ 1.950.828.000,00 IBGE/2005 PIB per capita R$ 5.706 IBGE/2005

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Nota: Se procura outros significados de Juazeiro, consulte Juazeiro (desambiguação).

Juazeiro é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizada na região sub-média da bacia do Rio São Francisco, na divisa com o estado de Pernambuco, a cidade se destaca pela agricultura irrigada que se firmou na região graças ao advento das águas do rio e por ser a quarta maior cidade da Bahia, conhecido também como Velho Chico. É conhecida como a Terra das Carrancas, figuras antropomorfas usadas pelas embarcações que subiam e desciam o São Francisco. Seu nome se origina dos pés de juazeiro, uma árvore típica da região.

Está inserido na Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Pólo Petrolina e Juazeiro.

Índice

[esconder]

[editar] História

O município de Juazeiro, no norte do estado da Bahia, implantado à margem direita do Velho Chico, situa-se no ponto exato onde ocorria o cruzamento de duas importantes e estratégicas estradas interiores do Brasil.

A primeira, fluvial, representada pelo Rio São Francisco, integrando o norte ao sul. A segunda, um caminho das bandeiras, aberto pelos paulistas, sob o comando de Domingos do Sertão, pelos baianos sob o comando de Garcia d'Ávila II, pelos pernambucanos sob o comando de Francisco Caldas e pelos portugueses sob o comando de Manuel Nunes. Somente no fim do século XVII, à sombra protetora da árvore - mãe do sertão, o juazeiro, começa a surgir o que hoje se constitui num dos mais importantes núcleos urbanos do interior nordestino.

Foi criado em 1833, sendo que desde 1596 seu território já era percorrido pelo bandeirante Belquior Dias Moreira. Em 1706, chegava à região uma missão são-franciscana para catequizar os índios da região. Ergueram um convento e capela com uma imagem da Virgem que, de acordo com a lenda local, fora encontrada em grutas das imediações, por um indígena. Deu-se ao local o nome de Nossa Senhora das Grutas do Juazeiro, que deu origem à atual sede do município.

Juazeiro, sucessivamente, elevada à categoria de vila, posteriormente, comarca, e transforma-se pela Lei n.º 1.814 de 15 de julho de 1878, em cidade.

[editar] Localização

População e Eleitorado (Eleições Municipais)[2]
Habitantes Eleitorado Eleitorado (% da população)
230.538 119.800 52,19%

À margem direita do Rio São Francisco, no extremo norte da Bahia, ligada à cidade de Petrolina, pela ponte Presidente Dutra.

[editar] Acesso

O acesso a Juazeiro pode ser feito por via terrestre, utilizando as rodovias BR-235 e BR-407, usando a via férrea de Salvador a Juazeiro ou por ônibus, que são diários e partem da capital baiana e de outras cidades da Bahia e de outros estados, como Fortaleza, São Paulo e Brasília. Também é possível por via aérea através do aeroporto de Petrolina, que está a 15 km da sede, em Pernambuco, ou ainda por um dos campos de pouso existentes na região, como em Sobradinho. E anida por via fluvial utilizando a hidrovia do São Francisco, navegando pelo rio São Francisco, partindo de Pirapora, Minas Gerais, e pode-se destacar o porto fluvial da cidade que se encontra nas proximidades do perímetro urbano.

[editar] Distâncias

[editar] Subdivisões

Além da sede, Juazeiro posui alguns distritos em se território, os quais são Abóbora, Pinhões, Itamotinga, Maçaroca, Juremal, Carnaíba e Junco. Abaixo estão alguns dados desses distritos.

Distritos
Abóbora Pinhões Itamotinga Maçaroca Juremal Carnaíba Junco
População (hab.) 2.254 2.274 20.995 2.267 1.751 3.386 7.256
Distância da sede (km) 100 72 72 70 45 20 20

[editar] Bairros

A sede de Juazeiro está distribuída nos seguintes bairros:Agemiro, Tancredo Neves, Vila Tiradentes, Centro, Country Club, Maria Goreth, Centenário, Alto da Maravílha, Piranga, Piranga I, Piranga II, Codevasf, Alto do Cruzeiro, Castelo Branco, João XXIII, D. José Rodrígues, Quidé, Maringá, Santo Antônio, Malhada da Areia, Jardim Vitória, Jardim Flórida, Jardim dos Universitários, Tabuleiro, Itaberaba, Lomanto Junior, Pedra do Lorde, São Geraldo, Novo Encontro, Alto da Maravilha, Jardim São Paulo, Jardim Primavera, João Paulo II, Tancredo Neves, João Paulo II, Palmares, Alto do Alencar, Cajueiro, Nova Esperança, Diogenes, Dico o Fera, Diabinho, entre outros.

[editar] Geografia

O relevo podes ser caracterizado como pediplano sertanejo, várzeas e terraços aluviais. Enquanto que o solos variam entre eutróficos, vertissolos, litólicos eutróficos, cambissolo, aluviais, pozólico vermelho - amarelo eutrófico e regossolo distrófico. Nessas terras, encontra-se alguns minerais, como o amianto, cobre, mármore, calcário, jaspe, salitre, calcita e manganês.

A geologia classifica os solos juazeirenses como rochas básicas quartzo biotita, biotita granitos, depósitos aluviares e coluionares. Ou ainda, ultra básicas anfibiólitos, calcários, depósitos fluviais.

A vegetação que cobre o municipio é a caatinga arbórea aberta com e sem palmeiras e caatinga arbórea densa sem palmeiras.

Juazeiro está incluso na bacia hidrográfica do São Francisco, e território do município encontra-se os rios São Francisco, Curaçá, Malhada da Areia, Salitre, Tourão, Mandacaru e Maniçoba.

[editar] Clima

Juazeiro está localizado numa área de clima árido e semi-árido, com alto risco de seca e que o período chuvoso ocorre entre os meses de novembro e março, ou seja, no verão.

A precipitação média anual está nos 399 mm, enquanto que a pluviosidade média anual 427 mm, mas a qual pode variar dos 1055 aos 98 mm no ano. E a temperatura média anual é de 24,2°C, mas pode atingir a máxima de 29,6°C e a mínima de 20,3°C.

[editar] Acidentes geográficos

[editar] Ilhas

Apesar de estar no interior do continente, Juazeiro possui algumas ilhas devido ao rio São Franscisco. Entre elas estão a do Rodeadouro, do Fogo, Culpe o Vento, da Amélia, do Massangano, de Nossa Senhora das Grotas e do Maroto.

A ilha do Rodeadouro está a 12 km de distância do centro de Juazeiro, é uma das mais freqüentadas da região, com praias de areias alvas e excelentes para banho. Com uma razoável infra-estrutura a ilha possui barracas onde os visitantes podem degustar os mais variados pratos da região. Há também espaço para camping, onde as pessoas podem passar os fins de semana usufruindo as belezas naturais do local.

A travessia pode ser feita através de barcos localizados às margens do rio São Francisco, no povoado do Rodeadouro ou nas barcas de passeio que saem todos os finais de semana do cais de Juazeiro até a ilha. Durante o percurso as pessoas curtem música ao vivo enquanto contemplam as paisagens naturais do Velho Chico.

A ilha do Fogo está localizada no centro da ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, marca da divisa entre os Estados da Bahia (Juazeiro) e Pernambuco (Petrolina). Possui uma área praiana com terreno acidentado, formado por uma rocha única, de aproximadamente 20 m de altura, onde está fixado um cruzeiro.

A ilha Culpe o Vento é deserta e ideal para prática de camping selvagem. O acesso é feito pela rodovia BA-210, que liga Juazeiro a Curaçá, aproximadamente 15 km até o local da travessia que é feitos por barcos localizados ás margens do rio.

[editar] Grutas

A gruta do Convento está situada a 100 km de Juazeiro, é uma aventura imperdível para quem gosta de passeios ecológicos. Cortinas e torres são formadas pelas estalactites e estalagmites que dão forma a gruta de 40 m de largura e 30 m de altura, composta ainda por dois lagos tornando o cenário mais belo. Para conhecer a gruta é necessário um guia nativo.

[editar] Cachoeiras

A cachoeira do Salitre está localizada no Vale do Salitre, na Fazenda Félix, a 39 km de Juazeiro, a cachoeira com salto de pouco mais de 2 m de altura é excelente para banho e muito apreciada pelas crianças da região, que se divertem nas águas do rio Salitre. O acesso é feito pela BA-210, sentido Sobradinho.

Também formada pelo rio Salitre, a cachoeira da Gameleira fica a 68 km de Juazeiro, escondida entre a vegetação fechada da caatinga. Num cenário paradisíaco, a queda d'água escorre entre um cânion, onde predomina um enorme gameleira, cuja as raízes se espalham formando sombra em parte da cachoeira. A profundidade do lago permite saltos do alto da cachoeira de aproximadamente 5 m.

[editar] Economia

A cidade de Juazeiro é considerada a mais industrializada do vale do São Francisco, pois a mesma conta em seu distrito indistrial (DISF - Distrito Industrial do São Francisco) com diversas indústrias e outros tipos de empresas.

[editar] Agricultura

A região compreendida pelas cidades de Juazeiro e Petrolina tornou-se o maior centro produtor de frutas tropicais do país, tendo destaque para os cultivos de manga, uva, melancia, melão, coco, banana, dentre outros; este desempenho é responsável pela crescente exportação de frutas além da produção de vegetais a região é conhecida nacional e internacionalmente pela produção e qualidade dos vinhos, que tiveram grande crescimento com a implantação de mecanismos de irrigação, tornando-se a única região do país a colher duas safras de uvas por ano, e a maior exportadora e produtora de frutas do Brasil, mesmo se localizando no centro do polígono das secas.

Vale resaltar que em Juazeiro se encontra um dos maiores "CEASAS" (central de abastecimento) do Brasil, sendo o maior do interior do norte-nordeste do Brasil, sendo maior até que muitos Ceasas de várias capitais e responsável pela produção agrícola que abastece várias regiões do país.

[editar] Turismo

O turismo de Juazeiro é bastante tímido ainda. Contudo, vem recebendo investimentos destinados ao desenvolvimento turístico da Zona turística dos Lagos do São Francisco, uma das zonas da Bahia com potencial turístico na qual está inserido. E entre as atrações turísticas da cidade pode-se destacar a orla fluvial, o navio "Vaporzinho", o Museu do São Franscisco, a Ponte Presidente Dutra, o Parque da Lagoa do Calú, a Estátua Nego D'água e um monumento na forma da letra M.

A Orla fluvial é muito movimentada. Apresenta uma rede de bares e restaurantes movimentados onde pode-se apreciar a beleza do rio São Francisco.

O Vapozinho foi o primeiro navio a vapor que navegou no Velho Chico, tendo sido importado dos EUA, antes de navegar nessa região ribeirinha fazendo o trecho Juazeiro-BA/Pirapora-MG, navegou no rio Mississipi, nos Estados Unidos. Localizado na orla fluvial da cidade, é um monumento que homenageia os navegantes e a navegação que foram o eixo fundamental para o desenvolvimento da cidade.

O Museu do São Francisco, recentemente, foi restaurado apresenta um acervo rico da história da cidade e do rio São Francisco.

A Ponte Presidente Dutra foi inaugurada no ano de 1950, foi construída para ligar as cidades de Juazeiro-BA/Petrolina-PE, sendo hoje o maior eixo rodoviário do interior da região nordeste. Atualmente está paasando por um processo de ampliação.

O Parque da Lagoa do Calú é um parque multimodal de lazer e entretenimento.

A estátua Nego D'água está localizada dentro do rio São Francisco, na márgem juazeirense. É uma homenagem juazeirense às lendas e folclores do rio e dos ribeirinhos.

A maior obra arquitetônica do norte da Bahia, a letra M, encravada na orla da cidade, fruto de um surto de narciso, misturado com dono de boiada de um prefeito da cidade.

O Challako Night Club é sem dúvida o melhor ponto turístico da cidade, com boa música, lindas pessoas, atrae turistas de todo o vale do São Francisco pelo seu charme especial.

[editar] Calendário de festas

  • Fevereiro: JUAFOLIA, Carnaval antecipado da cidade.
  • Março: Via Sacra.
  • Abril: Maratona Tiradentes.
  • Maio: Padroeira de Carnaíba, Festival Programa ArtEducação.
  • Junho: Padroeira de Abóbora, São João, Padroeira de Juremal, São Pedro.
  • Agosto: Semana do Folclore.
  • Setembro: Desfile Cívico-militar de 7 de setembro, Festa de Nossa Senhora das Grotas.
  • Outubro: Fenagri.
  • Dezembro: Festival integrado de artesanato, Projeto cantos natalinos, Auto de natal, Reveillon da cidade.

[editar] Características da cidade e da população

Apesar da deficiência na infra-estrutura urbana, a cidade de Juazeiro apresenta características agradáveis que garantem a qualidade de vida da população, tais como a presença de praças bem arborizadas, a qualidade atmosférica no centro proporcionado pela preservação de características interionanas como a manutenção do fluxo de ar devido a ausência de edifícios e altas construções, além de tudo, a população local tem como característica a hospitalidade e a diversão que é facilmente comprovada em festas e comemorações populares.

[editar] Personalidades

Ivete Sangalo
Ivete Sangalo

Entre os juazeirenses ilustres estão:

  • Ivete Sangalo - cantora conhecida pela simpatia e versatilidade musical, é considerada uma das artistas mais influentes da música brasileira atual.
  • João Gilberto - importante nome da música popular brasileira e da Bossa Nova. Conhecido pelo temperamento dificil e suas belissimas canções. Além de ser reconhecido, gravado e convidado a fazer shows em todo o mundo.
  • Daniel Alves - futebolista atualmente no Futbol Club Barcelona

[editar] Educação

A educação de Juazeiro não é muito diferente da situação, de um modo geral, da do Brasil. Na cidade há três instituições de ensino superior, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pública estadual, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), pública federal, e a Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ), privada.

Nos ensinos fundamental e médio, há um número maior de instituições de ensino, dentre elas estão o Colégio da Polícia Militar, Escola Estadual Modelo Luís Eduardo Magalhães e Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães.

[editar] Comunicação

Emissoras de televisão em Juazeiro
  • Canal 07 VHF - TV São Francisco/Rede Globo - Juazeiro
  • Canal 04 VHF - TV Aratu/SBT - Salvador
  • Canal 10 VHF - TV Itapoan/Record - Salvador
  • Canal 06 VHF - TVE/Bahia - Salvador
  • Canal 25 UHF - RIT
  • Canal 02 VHF - TV Grande Rio/Rede Globo - Petrolina
  • Canal 13 VHF - TV Pernambuco/Cultura - Caruaru
  • Canal 38 UHF - RedeTV! - Recife
Emissoras de rádio em Juazeiro
  • Transamérica Hits FM 99,9 - Juazeiro
  • Tropical Sat FM 102,5 - Juazeiro
  • Renascer FM 103,5 - Juazeiro
  • Liberdade FM 104,9 - Juazeiro
  • Rádio Juazeiro AM - Juazeiro
  • Rádio Cidade AM - Juazeiro
  • Radio São Francisco AM - Juazeiro
  • Grende Rio FM 100,7 - Petrolina
  • Petrolina FM 98,3 - Petrolina
  • Radio Jornal FM 90,5 - Petrolina
  • Rádio Grande Rio AM - Petrolina
  • Emissora Rural AM - Petrolina
  • Jornal Diário da Região - Juazeiro
  • Jornal A Tarde - Salvador
  • Jornal Tribuna da Bahia - Salvador
  • Jornal Correio da Bahia - Salvador
  • Jornal Gazzeta do São Francisco - Petrolina
  • Jornal do Commercio - Recife
  • Jornal Diário de Pernambuco - Recife
  • Jornal Folha de Pernambuco - Recife

[editar] Cidades-irmãs

Nenhum comentário: