9 de setembro de 2008

Fé e devoção marcam dia da Padroeira de Juazeiro

O cortejo em homenagem a Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro, reuniu milhares de fiéis e admiradores na segunda-feira (08), do bairro Lomanto Júnior até a Catedral, no centro, lugar onde a santa é guardada. Em celebração ao Ano Paulino, a festa representou um momento de demonstração pública de fé e devoção dos juazeirenses.

Este ano a procissão, contou com a participação de grupos de jovens católicos, comunidades catequistas e pastorais. Saiu da paróquia de Santa Luzia, no bairro Lomanto Júnior em direção ao Centro, agregando gerações à caminhada até lotarem a Praça da Bandeira, enfrente a Catedral, onde foi realizada a missa campal com milhares de espectadores. 
De acordo com Roberto Aquino, membro da Comissão Organizadora, os preparativos começam meses antes do evento, e envolvem discussões sobre a estrutura do cortejo, segurança e homilias pregação da palavra cristã. “É um trabalho multidisciplinar, onde existe uma grande equipe que trabalha anonimamente, dentro de nossa catedral. Nada seria possível sem esse grupo.
 
Quem vê, não tem idéia do que existe nos bastidores. Há a preocupação com a ornamentação e o cortejo do andor; com os convites às instituições públicas, como as escolas e o exército para fazer a segurança”, diz. Roberto já participa da homenagem à padroeira há mais de trinta anos e nunca esqueceu os sermões do Monsenhor José Roberto Luna enfrente a Catedral. 
Dona Maria Ana da Silva, de 69 anos, da Paróquia São Pedro, disse que já perdeu a conta de quantas vezes acompanhou a santa. “Eu nem sei quantos anos eu tinha, quando eu comecei. Do passado, eu já me esqueci da metade. Mas esquecer de acompanhar, não. Ela me dá força pra eu acompanhar do início ao fim.” Orgulha-se. 
Bispo Dom José Geraldo pediu reflexões sobre a vida
História Nossa Senhora das Grotas foi encontrada há mais de duzentos anos por um vaqueiro e um índio cariri numa das grutas do Rio São Francisco. A imagem foi logo adotada pelas missões religiosas da época e guardada na fazenda de Dias Dávila, posteriormente doada à Igreja. Em seguida foi transferida para a Catedral. A santa se tornou um dos mais importantes 
símbolos da religiosidade do juazeirense, que ano após ano acompanha com devoção o cortejo, levando consigo a família e engrossando a multidão de fiéis. Para o Bispo Dom José Geraldo, a representação de Nossa Senhora das Grotas vai além do município de Juazeiro. “Ela é a padroeira da nossa Diocese também, que abrange 60 mil quilômetros quadrados. Durante todo o evento contamos com padres de outras paróquias”. Relembra também, que todos deveriam fazer uma reflexão da vida, “A vida que é dada ou recebida, e que somos responsáveis por ela”, enfatiza. Dona Maria Ana, pede sempre a Santa para tocar o coração das pessoas e diminuir a violência.Novidade Este ano a festa da Padroeira contou com um esquema de organização jamais visto em outro evento religioso. Foi montado um sistema de comunicação integrada da Catedral com os carros de som, onde era transmitida toda a programação direto da Igreja para todo o cortejo, colocando o público no clima da missa que encerraria a novena iniciada no dia 30 de agosto. 
http://www.juazeiro.ba.gov.br/?t=lernoticia&id=2070

Um comentário:

Letícia Maria disse...

Nossa Senhora das Grotas foi encontrada numa grota e não numa guta.Quero parabenizar a igreja pelas novenas durante o dia(12:ooh)e pelo esquema de comunicação durante a procissão.Parabéns!