9 de setembro de 2008

Alunos da rede municipal de Juazeiro entrevistam profissionais de comunicação no Dia da Imprensa

No dia 10 de setembro comemora-se o Dia da Imprensa e para não só lembrar, mas também comemorar a data, a Prefeitura de Juazeiro por meio da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Social (Seds) está realizando o projeto “A imprensa virou notícia”. A iniciativa partiu da Escola Municipal Guiomar Lustosa Rodrigues e visa realizar um estudo dos gêneros textuais, focalizando as várias tipologias que envolvem o texto jornalístico. Nesta quarta-feira (10), o projeto atinge o auge e os alunos vão entrevistar profissionais de diversos meios de comunicação da região para conhecer o processo de produção e veiculação da notícia. 
O projeto ‘A imprensa virou noticia’ envolve os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 5º seguimento do Educação para Jovens e Adultos (Eja) . Segundo o gestor da escola Guiomar Lustosa Rodrigues, Josenilson Alves dos Santos, o projeto auxilia o aluno na reflexão sobre os assuntos do cotidiano. “Atividades dessa natureza despertam o senso critico do aluno e faz com que ele consiga ler o texto decodificar a mensagem e perceber nas entrelinhas o que o texto quer dizer”, afirmou.

O projeto tem o objetivo de diferenciar as variedades textuais e incentivar o aluno a obter uma leitura mais crítica, além de emprestar uma nova visão dos fatos do cotidiano. “Estamos trabalhando algo que está no cotidiano e que eles vêem nos noticiários, o que está acontecendo no Brasil, no mundo e em Juazeiro, isso faz com que eles se interessem também em freqüentar a escola com o intuito de discutir esses temas”, completou a coordenadora pedagógica da escola, Tais Benevides.
 
http://www.juazeiro.ba.gov.br/?t=lernoticia&id=2069

Nenhum comentário: